Maiores portos do Brasil
Domlog

Quais são os 5 maiores portos do Brasil

Por Domlog - 09.08.2022

O setor portuário brasileiro é uma das principais alavancas da economia e serve como […]

O setor portuário brasileiro é uma das principais alavancas da economia e serve como meio para as principais importações e exportações do país. Mas quais são os maiores portos do Brasil?

Para se ter uma ideia do tamanho do mercado portuário brasileiro, o país possui um total de 175 instalações portuárias de carga. Dentro deste número estão os portos e terminais marítimos, além das instalações aquaviárias.

Em questão de movimentação, o setor portuário brasileiro, formado pelos portos públicos e terminais privados, movimentou 1,210 bilhão de toneladas em 2021. O número representou um crescimento de 4,8% em relação a 2020, de acordo com o levantamento feito pela ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Em relação às principais cargas movimentadas, o minério de ferro é o maior destaque em quantidade. Na sequência estão petróleo, contêineres, soja, derivados de petróleo, fertilizantes, bauxita, milho, carvão mineral e açúcar.

Vamos conhecer os 5 maiores portos do Brasil

Confira abaixo os 5 maiores portos do Brasil em relação ao volume de carga (em milhões) que cada um movimentou em 2021, segundo dados da Antaq.

5 – Terminal de Tubarão (ES)

·         Carga movimentada: 22,58 milhões

Controlado pela mineradora Vale, o terminal graneleiro de Vitória, no Espírito Santo, foi inaugurado em 1966.

São movimentadas ali cargas com minério de ferro, pelotas, calcário, rocha fosfática, manganês, carvão, coque, antracito, soja, farelo de soja, milho, cloreto de potássio, dentre outros.

O Porto de Tubarão é formado pelo Terminal de Minérios, que é dedicado ao embarque de minério de ferro e pelotas, e pelo Terminal de Produtos Diversos (TPD), no qual ocorre o embarque de grãos e o desembarque de fertilizantes), e o Terminal de Granéis Líquidos (TGL), especializado na movimentação de combustível.

4 – Terminal Aquaviário de São Sebastião (SP)

·         Carga movimentada: 22,76 milhões

É o maior terminal privado operado pela Transpetro, da Petrobras. Este porto recebe petróleo por navio-petroleiro e abastece quatro refinarias do estado de São Paulo através dos oleodutos São Sebastião-Guararema e Santos-São Sebastião.

Os derivados entram e saem do terminal pelo oleoduto Guararema-Paulínia. Outra forma de vazão é o envio dos derivados por navios para outros portos nacionais ou para exportação.

3 – Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ)

·         Carga movimentada: 29,98 milhões 

O terminal atende às refinarias de Duque de Caxias (RJ) e Gabriel Passos (MG), da Petrobras, por meio da Transpetro.

Ele é usado como entreposto de exportação e cabotagem para terminais de menor porte e atende a elaboração de bunker e a exportação de óleo combustível excedente na produção nacional.

2 – Porto de Santos (SP)

·         Carga movimentada: 48,89 milhões

É um dos principais portos brasileiros. Trata-se de um conjunto de terminais voltados à armazenagem e movimentação de cargas e passageiros instalados ao longo do estuário de Santos, limite entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão.

Além de ser um dos maiores do Brasil em movimentação por tonelagem de cargas é o maior em movimentação de contêineres. No ano de 2020, foi considerado o 43º maior porto do mundo por movimentação de contêineres, de acordo com ranking da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA).

1 – Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA)

·         Carga movimentada: 67,65 milhões

O porto privado localizado em São Luis pertence à mineradora Vale e foi construído em 1986.

O porto tem uma área de aproximadamente 1800 hectares – cerca de 100 Estádios do Maracanã. Entre os produtos embarcados estão minério de ferro, manganês e pelotas usadas nas indústrias da construção civil, naval, automobilística, entre outras.

Por

Domlog


Atuamos no mercado de Agenciamento de Cargas nas áreas de Importação e Exportação desde 2010. Transportamos produtos com excelência através dos modais marítimo, aéreo ou terrestre, movimentando com eficiência a cadeia logística.

wid.studio