Ever Ace é o maior porta-contêineres do mundo
Domlog

Os 10 maiores navios porta-contêineres do mundo 

Por Domlog - 01.12.2022

Gigantescos navios cruzam os mares todos os dias, movimentando o mercado internacional de importações […]

Gigantescos navios cruzam os mares todos os dias, movimentando o mercado internacional de importações e exportações. De acordo com a Câmara Internacional de Navegação, há hoje mais de 50.000 navios mercantes operando nos oceanos. De pequenas a enormes estruturas, eles são classificados em várias categorias com base em sua capacidade de carga. Os maiores chamam a atenção por onde passam. Vamos conhecer os 10 maiores navios porta-contêineres do mundo?

Estes navios cargueiros transportam pelos mares as cargas em contêineres intermodais de grande porte. Existem sete tipos principais de navios porta-contêineres em serviço hoje no mundo. Em ordem crescente, eles são denominados como: Small Feeder, Feeder, Feedermax, Panamax, Post Panamax, New Panamax (ou Neo Panamax) e Ultra Large Container Vessel (ULCV).

Apesar de haver 50 mil navios comerciais navegando pelo mundo, apenas 90% deles, ou 5.500, são especializados no transporte de contêineres marítimos. Entre os maiores navios porta-contêineres do mundo estão embarcações que podem carregar até 24.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs).

Confira os 10 maiores navios porta-contêineres do mundo

A lista das maiores embarcações leva em consideração a capacidade que cada navio porta-contêiner pode carregar. Ou seja, quantos TEUs cada um pode levar de um lado para o outro. A maioria deles foi construída na Coreia do Sul e tem como bandeira o Panamá. Confira abaixo a lista completa!

1 – Ever Ace

Capacidade: 23.992 TEUs

Construído por: Samsung Heavy Industries (Coreia do Sul)

Bandeira: Panamá

O Ever Ace é o maior navio porta-contêineres do mundo. Ele partiu em sua viagem inaugural em julho de 2021. Este gigante de 400 metros de comprimento tem 24 fileiras de contêineres lado a lado com uma largura enorme de 61,53 metros. O motor principal é um motor Wartsila de 2 tempos, composto por 11 cilindros, fornecendo 70.950 quilowatts de potência que acelerou o navio a uma velocidade de cruzeiro de 22,6 nós.

2 – HMM Algeciras

Capacidade: 23.964 TEUs

Construído por: Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (Coreia do Sul)

Bandeira: Panamá

Até 2021 o HMM Algeciras era o maior navio porta-contêiner do mundo, mas caiu para a 2ª posição com a chegada do Ever Ace. É um dos 12 navios porta-contêineres ecológicos de 24.000 TEU. Esses navios porta-contêineres também são considerados um dos mais tecnologicamente avançados do mundo. A embarcação de bandeira do Panamá tem 399,9 m de comprimento e 33,2 m de profundidade.

3 – HMM Oslo

Capacidade: 23.792 TEUs

Construído por: Samsung Heavy Industries (Coreia do Sul)

Bandeira: Panamá

O HMM Oslo segue de perto seu navio irmão HMM Algericas em 3º lugar. Ele e seus navios irmãos fizeram sua viagem inaugural em 2020. O Panama Flag Vessel tem 400 metros de comprimento e 61,50 metros de largura com um calado máximo de 16,50m. O HMM Oslo tem apenas 172 TEU a menos que o HMM Algeciras, o maior navio do mundo.

4 – MSC Gulsun

Capacidade: 23.756 TEUs

Construído por: Samsung Heavy Industries (Coreia do Sul)

Bandeira: Panamá

O quarto maior navio porta-contêineres do mundo é operado pela Mediterranean Shipping Company. Foi um dos primeiros navios da história que podia transportar 24 fileiras de contêineres lado a lado devido à sua enorme largura de 62 metros. Tem comprimento de 399,9 metros e está registrado no Panamá. Ele é equipado com um sistema de combate a incêndio de torre dupla e é projetado de forma que o aumento da capacidade de carga do contêiner leve à redução da pegada de carbono geral.

5 – MSC Mina

Capacidade: 23.656 TEUs

Construído por: Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (Coreia do Sul)

Bandeira: Panamá

O MSC Mina pertence à classe Gulsun de navios porta-contêineres. É operado pela Mediterranean Shipping Company e mede cerca de 400 metros de comprimento e 61 metros de largura.

6 – CMA CGM Jacques Saadé

Capacidade: 23.000 TEUs

Construído por: China State Shipbuilding Corporation (China)

Bandeira: França

Jacques Saadé da CMA CGM é um dos maiores porta-contêineres do mundo movido a gás natural liquefeito (GNL). A embarcação mede 400 metros de comprimento com 61 metros de boca e 78 metros de altura.

7 – OOCL Hong Kong

Capacidade: 21.413 TEUs

Construído por: Samsung Heavy Industries (Coreia do Sul)

Bandeira: Hong Kong

O OOCL Hong Kong foi um dos maiores porta-contêineres de todos os tempos quando foi lançado em 2017. Ele foi o primeiro navio a ultrapassar a marca de 21.000 TEUs. Tem 399,87 metros de comprimento, 58,8 metros de largura e 32,5 metros de profundidade. Foi batizado e entregue em maio de 2017 e atende a rota comercial do leste da Ásia ao norte da Europa sob a bandeira de Hong Kong.

8 –  Cosco Shipping Universe

Capacidade: 21.237 TEUs

Construído por: China State Shipbuilding Corporation (China)

Bandeira: Hong Kong

Este gigante é o maior cargueiro da China. Tem 400 metros de comprimento e 58,6 metros de largura. Foi construído em 2018 pela China State Shipbuilding Corporation (CSSC) e depois transferido para a China Ocean Shipping Company Limited (COSCO). Para desempenho ideal e maior eficiência de combustível, o navio é equipado com turbocompressores ABB, que o ajudam a atingir a velocidade máxima de 22 milhas náuticas por hora. O navio tornou-se o carro-chefe da Rota da Seda Marítima do século XXI, que liga a costa da China à Europa e à África através do Mar da China Meridional e do Oceano Índico.

9 – CMA CGM Antoine De Saint Exupéry

Capacidade: 20.954 TEUs

Construído por: Hanjin Heavy Industries and Construction (Filipinas)

Bandeira: França

Nomeada em homenagem ao autor e aviador francês Antoine De Saint Exupery, a embarcação é o maior navio porta-contêineres a navegar sob bandeira francesa. Tem 400 metros de comprimento e 59 metros de largura. Foi lançado em 2017 e entrou em serviço em fevereiro de 2018 para servir na French Asia Line 1 (FAL-1), a rota marítima mais longa que liga a Ásia ao norte da Europa.

10 – Madri Maersk

Capacidade: 20.568 TEUs

Construído por: Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (Coreia do Sul)

Bandeira: Dinamarca

Este cargueiro foi o primeiro dos 11 contêineres Maersk Triple. Foi o segundo navio porta-contêineres a ultrapassar a marca dos 20.000 TEU com uma capacidade de 20.568 TEU. Embora a classificação de capacidade oficial do navio tenha sido definida para 19.630 TEU, a Maersk Line modificou com sucesso o projeto, resultando na quebra da marca de 20.000 TEU. Mede 399 metros de comprimento e 58,8 metros de largura.

Por

Domlog


Atuamos no mercado de Agenciamento de Cargas nas áreas de Importação e Exportação desde 2010. Transportamos produtos com excelência através dos modais marítimo, aéreo ou terrestre, movimentando com eficiência a cadeia logística.

wid.studio