Porto São Francisco do Sul – Empresa importadora
Comex

Qualquer empresa pode ser uma importadora?

Por Domlog - 24.01.2023

Importar produtos tem sido uma atividade cada vez mais comum no nosso dia a […]

Importar produtos tem sido uma atividade cada vez mais comum no nosso dia a dia. Com as facilidades de negociações entre diferentes países e a facilidade que a internet criou para comprar e vender produtos ao redor do mundo, trazer para o Brasil produtos de diversas nações tem sido cada vez mais usual.

Mas será que qualquer empresa pode ser uma importadora?

Definindo o que é uma importadora

De forma simplificada, uma empresa importadora é aquela que realiza a intermediação entre dois países, levando produtos de um lugar a outro. Ou seja, elas levam produtos nacionais para o exterior e trazem produtos lá de fora aqui para o Brasil.

Assim, as companhias de importação são responsáveis por promover a importação de mercadorias, oferecer serviços e assessoria em todas as etapas da operação de compra no comércio exterior.

A importadora nada mais é do que uma facilitadora do processo que, diga-se de passagem, não é simples. A importação envolve uma série de etapas, ferramentas, tecnologias, serviços e leis a serem seguidas para que as transações sejam efetuadas de forma correta, ágil, segura e transparente.

O segmento é regulado pela Lei Aduaneira (6.759/2009), que caracteriza o importador como “qualquer pessoa jurídica que promova a entrada de mercadoria estrangeira no território aduaneiro”. Assim, trata-se de uma companhia que faz diretamente um acordo internacional para importação de produtos.

Ou seja, é responsabilidade dessa empresa processos como armazenamento, logística e comercialização dos produtos itens após a chegada ao Brasil, bem como a documentação e as taxas envolvidas no processo.

Mas é possível qualquer empresa ser uma importadora?

Em tese, sim. Qualquer empresa pode ser uma importadora. Desde as pequenas, médias e grandes empresas podem trabalhar no ramo. Mas claro que é preciso seguir uma série de cuidados, regras, leis e processos para que isso aconteça.

Para ser uma importadora, uma empresa deve, necessariamente:

  • Ter um CNPJ em pleno exercício;
  • Ter habilitação na Receita Federal para importar (o Radar/Siscomex);
  • Construir uma rede de parceiros que vão ajudar na condução dos processos.

O mercado de importação também é muito competitivo, exatamente por que permite a diversos ramos atuarem com a comercialização de produtos internacionais no Brasil. China e Estados Unidos são os dois países que mais têm produtos importados para o nosso país.

O que faz uma empresa importadora?

Uma companhia que trabalha com importação, também chamada de comercial importadora, presta todo o apoio necessário a todas as etapas que envolvem o processo. Vamos ver a seguir algumas das principais etapas/processos que uma empresa importadora atua.

Conhecimento de leis nacionais e internacionais

A companhia importadora deve estudar a fundo os regimes aduaneiros, as legislações e os impostos que incidem em diferentes países. Assim, é possível buscar bons fornecedores, produtos de qualidade e bom preço. E, claro, realizar todo processo de forma segura e tranquila para todas as partes.

Parceria com fornecedores

Essa é uma das peças-chave para que a importação ocorra de forma eficaz. Com os produtos de importação definidos, é preciso realizar uma ampla pesquisa de mercado para saber as melhores opções de fornecedores. É preciso avaliar a credibilidade dos produtos do fornecedor, se eles oferecem qualidade, preços baixos, entre outros fatores.

Formas de importação

Há diversas formas de levar produtos de um lado a outro. São exemplos os transportes aéreo, marítimo e rodoviário.

Desembaraço aduaneiro

Qualquer mercadoria que entra no país deve passar pelo processo de desembaraço aduaneiro. Ele envolve uma série de documentações e procedimentos para que enfim os itens importados possam ser autorizados pela Receita Federal a entrar no país. Essa etapa requer grande conhecimento a respeito da legislação aduaneira por parte do importador, a fim de evitar multas e sanções.

Vantagens de contratar uma importadora

Uma empresa importadora traz facilidade na hora de importar produtos de um país para outro. É preciso muito cuidado na hora de contratar uma empresa que vai fazer este processo. Atente-se a quesitos como segurança, eficiência, prazos, preços e transparência. Estas são as palavras-chave que definem a atuação da Domlog, empresa que atua no mercado de agenciamento de cargas nas áreas de importação e exportação desde 2010.

Por fim, entre as principais vantagens de se contratar uma importadora estão: não precisar se preocupar com os trâmites burocráticos; contar com uma empresa experiente para o processo; evitar erros, multas ou sanções; não precisar habilitar a empresa para comprar fora do país; e receber todo o suporte para a compra internacional.

Por

Domlog


Atuamos no mercado de Agenciamento de Cargas nas áreas de Importação e Exportação desde 2010. Transportamos produtos com excelência através dos modais marítimo, aéreo ou terrestre, movimentando com eficiência a cadeia logística.

wid.studio